![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbTV5xSL-H6WyJUaQPW964CvFU3_I55Ev38aZpPOPve139FZVWHgGl9QggvOJAs1x0gnxZMFjMgfp8fAH5E14BgdBjpA6cn05Q0TVYP5Fk3EEPyfKW-oNcF1I90j2ayoyNMYrBpB6ak-g/s400/ng1310141.jpg)
Quais são as vantagens da cirurgia robótica?
Os resultados são melhores porque a precisão é muito maior. Isto acontece por duas razões: primeiro, porque a imagem pode ser aumentada até 600 vezes; segundo, porque o cirurgião tem um posicionamento quase de 90 graus em relação à imagem, o que nem sempre acontece na cirurgia tradicional, que muitas vezes não permite a melhor visão da área a operar. Assim, é mais fácil respeitar estruturas que nem sequer são visíveis noutras situações. No caso do cancro da próstata estamos a falar de cirurgias em que uma diferença de um milímetro pode representar a preservação dos nervos que controlam a erecção.
Que outras operações podem beneficiar desta tecnologia?
A maior parte das intervenções no abdómen e no tórax pode ser feita recorrendo a robôs. Sobretudo na área da oncologia: cancro da bexiga, rim, útero, endométrio, ovários, cólon, estômago, etc. - praticamente todas podem ser feitas de forma robótica. Hoje em dia já é mesmo possível fazer cirurgia cardíaca robótica.
É o futuro da medicina?
A robótica pode levar a enormes inovações na medicina e de certa forma já está a fazê-lo. É uma tecnologia que tem cerca de oito anos e que se tem afirmado a nível mundial nos últimos quatro.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1602514
Sem comentários:
Enviar um comentário