01 julho 2010

Check-List

Hoje estava ansioso, muito ansioso... provavelmente ainda mais ansioso que no dia em que pedi namoro à minha esposa, e podem crer que já passaram muitos anos.

Julgava eu que iria encontrar a maior revolução no BO, de um dos Hospitais mais conceituados do país, depois de tudo o que li na imprensa e aqui neste Blog, relativamente à implementação obrigatória das normas de segurança em todas as salas cirúrgicas nacionais.

Surpresa ou talvez não, o chão cheio de buracos, as paredes com o estuque a cair, o ar condicionado não funcionava a temperatura devia de rondar os 35ºC numa das salas, pela primeira vez tive pena dos profissionais da saúde é que a temperatura debaixo dos candeeiros cirúrgicos devia ser pelo menos uns 5ºC superior ao que se verificava na restante sala... passando algum tempo começaram-me a administrar um medicamento que me ardia imenso nas veias, entretanto surgiram as perguntas que constam na famosa CHEK-LIST, com uma voz tão suave tão natural as perguntas iam surgindo, uma a uma, e eu espontaneamente ia respondendo com a mesma suavidade. Estava orgulhoso pelo meu país, por estar planeado que a implementação da check-list começasse em todas as salas cirúrgicas hoje, e parece que assim foi.

Todos os profissionais envolvidos, muito bem preparados, até que... "abra os olhos", "respire fundo", "a cirurgia já terminou".

Afinal era tudo apenas um sonho, proporcionado pela anestesia... a check-list nunca existiu.

Ass: Elin


GOO Enfermagem, agradece a colaboração de Elin

Sem comentários: