03 julho 2010

Médicos já fazem mais horas extraordinárias que normais

Enfermeiros pela Enfermagem: SNS: Médicos já fazem mais horas extraordinárias que normais

Porque será?
Fica ao critério de cada um, imaginar porquê! No entanto posso ajudar com uma noticia publicada no Correio da Manhã.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/falta-de-medicos-afecta-formacao

Seiscentos médicos pediram a reforma antecipada nos primeiros três meses de 2010, mais do que em todo o ano de 2009, quando 503 clínicos saíram do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma média de 40 reformados por mês. A continuar esta média de reformas significa que até ao final do ano poderão sair mais 360 clínicos, ascendendo a cerca de um milhar o número de profissionais reformados. Por ano, saem das faculdades de Medicina cerca de 1100 licenciados.




Os médicos pedem a reforma antecipada, a partir dos 55 anos de idade e 30 anos de serviço, para evitar a penalização devido à alteração das fórmulas de cálculo das aposentações para a Função Pública, anunciadas pelo Governo antes da aprovação do Orçamento do Estado. A penalização passa pelo agravamento de 4,5% para 6% o desconto da remuneração mensal por cada ano, até o funcionário chegar aos 65 anos.



Estas saídas de clínicos preocupam a Ordem dos Médicos e os jovens estudantes de Medicina. O bastonário dos Médicos, Pedro Nunes, considera que o número de estudantes de Medicina é suficiente e não defende um aumento de vagas nas faculdades. 'A saída dos médicos para a aposentação antecipada preocupa muito. As faculdades têm muitos alunos e conseguiremos resolver o problema se os profissionais continuarem no Serviço Nacional de Saúde por mais alguns anos.'



Se os 600 médicos saírem efectivamente para a reforma e não aceitarem as condições da contratação, que o Ministério da Saúde está a negociar com os sindicatos, irá prejudicar, segundo Pedro Nunes, a qualidade da formação dos jovens médicos internos. 'Se os seniores saírem pode diminuir muito a qualidade da formação dos internos.' A mesma preocupação é manifestada pelo presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Medicina, Miguel Cabral. 'Depois da licenciatura, temos um ano de formação de internato comum e mais quatro a seis anos de formação de especialidade. Se os médicos seniores saírem, não teremos quem nos forme.
Como é possivel, que apesar de tudo a Ordem dos Médicos defende  a não criação de mais vagas para o curso?

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito me admira, o povo não abrir os olhos. Deviam de ir todos a cuba, para ficarem a ver bem...