28 junho 2010

O mundo sem enfermeiros

2 comentários:

Unknown disse...

Mundo sem enfermeiros? Piada de mau gosto do século.

Estive hospitalizada no maior hospital da região de lisboa, num serviço com uma equipa de enfermagem incansavel, dedicada e de uma capacidade humana extrema, foi essa equipa de enfermagem que me acompanhou aquando da minha chegada..nos meus péssimos momentos... nas minhas melhoras... nas minhas lágrimas... no meu sorriso... sim foram eles que estiveram sempre do meu lado, o apoio que senti foi sempre deles!
Os médicos era raro ver (também não quero ser injusta perante a classe médica porque também são peças fundamentais no jogo da saúde)... apenas na habitual ronda de manhã...

Destaco a pior situação naquela hospitalização, um soro horrivel que parecia fogo a arder não só na veia bem como no corpo... foi angustiante para mim, estava completamente esgotada... o meu "anjo da guarda" estava presente aliás, com um sorriso sempre tranquilo e que me tentou ajudar sempre e animar... nunca mais me esqueço , era um domingo estava desesperada e esse tal " anjo da guarda" que era enfermeiro nessa equipa fantástica do serviço onde me encontrava hospitalizada, não descansou enquanto não "encontrou" a médica que estava responsavel pelo meu acompanhamento clinico,a qual se encontrava em caasa... foi ele que resolveu e acabou com o meu sofrimento dando medicação alternativa, claro que só com o consentimento da referida médica, mas não importa porque foi ele que ali esteve foi ele que solucionou o problema. Dele sempre tive o sorriso a simpatia e uma capacidade humana extrema, por mais que sejamos na teoria mais um/uma paciente, na realidade não o somos , porque são seres humanos como os pacientes, e acabam por levar os problemas e o sofrimentos dos doentes para casa inconscientemente. Eu senti esse apoio essa dedicação e essa preocupação por desse enfermeiro (que escuso de dizer o nome porque sabe bem quem é) e se já pensava que um hospital, ou qualquer outra unidade de saúde pública ou privada nunca funcionaria sem enfermeiros, ali tive a certeza! São eles que fazem a saúde deste país seguir num futuro com algum sentido, são eles o nosso suporte e apoio enquanto pacientes numa unidade de saúde!

Obrigado a todos vós mas especialmente a ti "anjo da guarda" :)

Sónia

OK disse...

Ainda bem para todos nós que os enfermeiros existem, a eles o meu sentido Obrigado...